domingo, 27 de setembro de 2009

Dia 26 de setembro

No meu primeiro dia aqui em San Pedro, ganhei um mapa com todas as trilhas de bike que existem aqui na regiao. Ontem eu consegui fazer a última que me faltava: o Túnel.
Para chegar no Túnel deve-se pedalar 5 km por uma estrada de terra e depois mais 2,5 km em subida, por um canion bem estreito, ou seja, sem nenhum vento. Foi a primeira vez que realmente senti calor aqui.


Ele tem uns 100 metros de comprimento, mais ou menos, entao se pode ver a "luz no fim do túnel"...
Ele foi construído na década de 30, no auge da mineraçao de sal, e era a principal ligaçao entre San Pedro e Calama. Fiquei imaginando o tráfego de carroças por aqui. Coitados dos cavalos...

Essa foto em sépia foi tirada depois que o atravessei. Do outro lado, o mapa mostra um caminho que leva até a estrada asfaltada que vai até San Pedro, porém, é um caminho meio traiçoeiro e cheio de bifurcaçoes, com vários trecho de areia fofa, onde eu teria que empurrar a bike. Nao me animei a fazer sozinho e resolvi voltar.

Assim que atravessei de volta, dei de cara com duas figuras de Calama: Andres e Javier. O Andres disse que conhecia uma trilha que sube o morro por cima do Túnel e que vai até o Valle de la Muerte, entao resolvi acompanhá-los.

Foi uma trilha extremamente técnica, com muitos trechos en areia fofa, cascalho e pedras do tamanho de um paralelepído e pontiagudas, que volta e meia batiam nas paredes dos pneus com um barulho de coisa rasgando. Imaginei como seria rasgar um pneu ali em cima. Logo depois, tratei de "desimaginar" e mentalizar uma pedalada segura.

O vento também era muito forte, e as vezes chegava a nos desequilibrar.




A vista lá de cima é incrivel, e compensa todo o esforço.


Nessa foto dá para ver o vale por onde passa o Rio San Pedro, "verdificando" a paisagem.


Depois de quase 3 horas de pedal, voltei a San Pedro, e fui ver se ainda dava para fazer algum tour. Dei sorte: tinha um tour para Lagunas Cejas, que sairia em 30 minutos. Deu tempo de ir no hotel para tomar uma chuveirada e trocar a roupa cheia de areia.


Essa é uma lagoa no meio do Salar de Atacama, que tem uma salinidade altíssima, fazendo a água ficar muito densa. É muito legal, porque a gente flutua na água em qualquer posiçao. Chega a ser dificil mergulhar.

O problema é que estava ventando muito nesse dia, entao nem deu para aproveitar muito por causa do frio. Além disso, depois de 8 dias pedalando, eu estou com alguns machucadinhos e assaduras pelo corpo, que nao chegam a incomodar. Eu tinha até me esquecido deles, mas o sal da água me fez lembrar de cada um...

Nenhum comentário:

Postar um comentário